Saúde no ambiente de trabalho
Uma empresa é responsável por seus colaboradores no que diz respeito a vários fatores, entre eles as condições e as relações de trabalho, suas condições gerais de vida e a preservação da sua saúde. Para dar suporte às empresas, foram criadas as áreas de Segurança e Medicina do Trabalho, responsáveis pela saúde do colaborador dentro do ambiente de trabalho.
A medicina preventiva, que começou a ser praticada há 200 anos, é a especialidade que se dedica à prevenção de doenças, e não ao seu tratamento, e hoje é uma das especialidades que mais ganha força no mundo. Dentro deste cenário, a Medicina do Trabalho, ou Medicina Ocupacional, foi criada para realizar a prevenção médica dentro do ambiente de trabalho, onde é preciso que o indivíduo tenha um bom rendimento na sua função. Para isto, é preciso alinhar o perfil de saúde do trabalhador (uma avaliação de sua capacidade física, ergométrica e mental) às atividades que ele deve desempenhar.
“O meio ambiente e a saúde são temas completamente indissociáveis, e a Medicina do Trabalho, juntamente com a segurança ocupacional, são os responsáveis por desenvolver, dentro das empresas, um ambiente cada vez melhor e, como consequência, uma melhora na saúde do trabalhador”, explica Dr. Ayoub.
Além dos exames médicos obrigatórios, muitas empresas têm outras ferramentas em sua grade preventiva, tais como: exames complementares, campanhas de vacinação, ginástica laboral, aulas com especialistas em prevenção e adequação ocupacional, além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), evento anual voltado à saúde ocupacional e a atividades de prevenção de acidentes.
Para determinadas profissões e cargos, os riscos envolvidos na rotina são ainda maiores. É o caso dos profissionais de saúde, que trabalham em hospitais ou laboratórios e estão expostos ao risco de contaminação por meio do contato com pacientes. Há uma série de cuidados voltados especificamente para este público, como equipamentos de proteção individual, treinamento adequado e demarcação das áreas de maior risco. Estas medidas minimizam as possibilidades de um funcionário contrair uma doença.
O cuidado com a saúde deve estar presente em todos os aspectos da vida, no pessoal, no profissional, nas relações, nos hobbies. A Medicina do Trabalho pode proporcionar uma melhoria da qualidade de vida do indivíduo como profissional, mas é preciso que cada um faça a sua parte para ter o corpo e a mente sempre sãos.