Vacinação

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017 e 2018 o índice de cobertura das principais vacinas ofertadas pelo SUS registraram queda. Doenças como poliomielite, sarampo e outras que já foram consideradas eliminadas no país são ameaças se a população não compreender os riscos da não vacinação. O Calendário Nacional de Vacinação abrange não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

“As vacinas são substâncias biológicas que estimulam o organismo a produzir anticorpos que levam à imunidade. Esse é o método mais seguro e eficaz de prevenir doenças virais e bacterianas”, explica a dra. Geovana Huber, médica do Brasil Medicina Ocupacional.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, destaca-se por ser um dos melhores programas de imunização do mundo. Atua na ampliação da prevenção, controle e erradicação de doenças, disponibilizando diversas vacinas gratuitamente à população. A vacinação é um pacto coletivo pela saúde.

Compareça a uma unidade de saúde e atualize sua caderneta de vacinação. E se não tiver caderneta? Não tem problema, você será atendido do mesmo jeito!